Inscrições abertas para a PESC-5 – Consulta Pan-europeia de stakeholders para a IPBES

Caros colegas,

Estão abertas as inscrições para a consulta Pan-Europeia de stakeholders para a IPBES (PESC-5), que terá lugar nos dias 6 e 7 de Junho em Berna, na Suiça. Esta é uma ótima oportunidade para todos os interessados em se envolver no trabalho da IPBES e em utilizarem os seus resultados darem o seu contributo, não só para documentos em preparação mas para o próximo programa de trabalhos que está agora em discussão. Ao contrário de outras oportunidades de participaçãoo esta é livre e não requer nenhum tipo de nomeação – só inscrição no evento que é livre de custos.

A reunião inclui o evento de lançamento e celebração oficiais da Avaliação Regional para a Europa e Ásia Central (ECA). Os inscritos para o PESC-5 serão automaticamente inscritos também neste evento.”

Os objetivos e resultados esperados da PESC-5 são:

  • Conhecimento do Regional Assessment of Europe and Central Asia– partilha de experiências e estratégias na utilização do conhecimento sintetizado neste documento e nos policy outputs da avaliação em cada país, e nos diferentes sectores
  • Discussão coletiva do 2º draft do Global Assessment da IPBES, e recolha de comentários a serem submetidos à IPBES como perspetivas dos stakeholders durante a fase de revisão.
  • Discussão e elaboração de um documento com as estratégias e opções propostas para o segundo Work Programme da IPBES (2020-2030)
  • Facilitação da coordenação nacional para a IPBES (Stakeholders chave a serem envolvidos, principais atividades, plano de comunicação…) em países interessados na partilha de experiências nas plataformas existentes.

Um link para marcação de hotel será disponibilizado nos próximos dias no website da PESC-5

Revisão do global assessment report por peritos externos

A IPBES anuncia que  irá fazer circular um esboço dos capítulos do “Global assessment report on biodiversity and ecosystem services” para revisão por parte de peritos, durante o período de 15 de Junho a 15 de Agosto de 2017.

Esta avaliação será a primeira apreciação global do estado da biodiversidade do planeta desde a publicação do Millennium Ecosystem Assessment (2005). Fornecerá aos decision-makers o conhecimento mais atual sobre o estado da biodiversidade do planeta, ecossistemas e benefícios que estes providenciam ás pessoas, assim como as opções para protecção e utilização mais sustentável destes bens naturais. Ainda, o global assessment irá fornecer informação vital para os Aichi Biodiversity Targets e aos Sustainable Development Goals (SDGs).

Uma das fases mais importantes de qualquer assessment report é o período durante o qual este está acessível a revisão externa por parte de peritos interessados, incluindo, entre outros, cientistas, decisores políticos e de empresas, profissionais e os detentores de conhecimento nativo ou local.

A participação mais ampla e diversa possível por parte de peritos nesta primeira revisão externa é essencial para fortalecer a credibilidade, legitimidade, e relevância política do global assessment. Gostaríamos portanto de pedir a vossa ajuda para alertar todos os peritos relevantes  para esta importante oportunidade para se envolver com o trabalho da IPBES, e para considerarem  inscreverem-se como revisores, mesmo para partes muito específicas desta primeira versão, para as quais tenham mais conhecimento

Passos específicos a seguir para se tornar um revisor  externo serão dados numa fase posterior. Estes irão envolver o registo de utilizadores no site da IPBES e uma candidatura para se tornar um revisor externo para determinados capítulos do global assessment. Terão assim acesso confidencial a rascunhos dos capítulos, e poderão submeter comentários em inglês por meio dum template.

A presente notícia serve para alertar a comunidade em geral para esta próxima oportunidade. A IPBES agradece  desde já a sua ajuda a divulgá-la, uma vez que um maior número de comentários resultará num global assessment de maior qualidade

Primeiros resultados do enquadramento da Avaliação Regional para IPBES

No primeiro dia o “mundo” foi dividido em 4 regiões: Africa, Americas, Australásia e Europa e Ásia Central. Foi também aprovado um pedido meu para consideração de uma outra região: mar aberto, para avaliar toda a parte do oceano que não será coberta pelas avaliações regionais. Continuar a ler Primeiros resultados do enquadramento da Avaliação Regional para IPBES