Convocação à nomeação de experts para apoio a duas avaliações temáticas

Caros membros do IPBES e outros interessados

O painel de especialista multidisciplinar (MEP) da IPBES convida os governos e outros interessados a nomear peritos relevantes para auxiliar na determinação do âmbito de duas novas avaliações do 2º Programa de Trabalho da IPBES:

  • Thematic assessment of the underlying causes of biodiversity loss and the determinants of transformative change and options for achieving the 2050 Vision for Biodiversity.

Tem como objetivo a compreensão e identificação de fatores sociais, individuais e coletivos, incluindo questões comportamentais, sociais, culturais, económicas, institucionais, técnicas e tecnológicas, que podem ser aproveitadas para provocar mudanças transformadoras para a conservação, o restauro e a utilização racional da biodiversidade, tendo em conta objetivos sociais e económicos mais amplos no contexto do desenvolvimento sustentável. Explora as motivações e motivos por trás de grandes mudanças sociais e transições para informar o desenvolvimento de políticas relevantes, campanhas e outras ações (+info).

  • Thematic assessment of the interlinkages among biodiversity, water food and health

Esta avaliação utilizará uma abordagem “Nexus” para examinar a forte interligação entre objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados com segurança alimentar e hídrica, saúde para todos, proteção da biodiversidade em terra e nos oceanos e combate ao aquecimento global, entre outros.

O desafio será alcançar uma boa saúde para todos, com segurança alimentar e hídrica, através do melhoramento da utilização da biodiversidade, sem impactar negativamente a mesma, a qualidade da água ou contribuir para as alterações globais, incluindo as climáticas (+info).

 

Datas limite importantes:

24-27 de março de 2020: todos os experts nomeados para a avaliação temática sobre biodiversidade deverão estar disponíveis para comparecer na scoping meeting, agendada provisoriamente para esta data

15 de outubro de 2019: Peritos interessados em ser nomeados pelo governo devem contactar o ponto focal nacional da IPBES e deverão preencher o formulário de aplicação até esta data

29 de outubro de 2019: Os nomeadores (governos e organizações) deverão aprovar os pedidos e submeter as suas nomeações

 

 

Revisão externa da primeira versão da Avaliação de Valores e Valorização da Natureza da IPBES

Caros membros da IPBES e outros interessados

A IPBES anuncia o inicio de uma revisão externa da primeira versão dos capítulos da Avaliação metodológica da IPBES sobre as diversas conceitualizações dos múltiplos valores da natureza e seus contributos para as pessoas, incluindo biodiversidade e o funcionamento e serviços dos ecossistemas (IPBES values assessment).

O período para esta revisão externa será de 29 de julho a 22 de setembro de 2019.

Este trabalho agora em revisão tem como base as avaliações já publicadas pela IPBES e outras iniciativas relacionadas com valor e valorização da natureza e das suas contribuições para as pessoas. O intuito é analisar o conhecimento disponível sobre este assunto, tornando-se uma ferramenta para melhorar a qualidade da tomada de decisões relacionadas com natureza e suas contribuições e fornecer uma visão global das teorias, métodos e evidências atuais sobre o valores e valorização. Pretende-se que este seja um resultado chave, capaz de melhorar tomadas de decisões nos diferentes contextos e escalas.

Uma das fases mais importantes do processo de produção da IPBES é a revisão externa por parte de experts interessados e qualificados, incluindo cientistas, decision makers, gestores de áreas e recursos naturais e outros detentores de conhecimento relevante neste contexto. A participação mais ampla possível e o mais diverso empenho de experts nesta primeira revisão externa é vital para assegurar a qualidade cientifica e a relevância deste trabalho da IPBES. Todos os comentários recebidos serão avaliados pelos autores e pelos Review Editors e todos eles terão uma resposta.

Se quiser participar como revisor, por favor siga os seguintes passos:

  • Registar-se como utilizador no website da IPBES, caso ainda não o tenha feito
  • Proponha-se como revisor externo da IPBES, para capítulos individuais da values assessment (terá que fazer o log in previamente).
  • Uma vez registado, irá receber imediatamente um email fornecendo acesso confidencial ao rascunho dos capítulos e ser-lhe-á pedido que submeta os seus comentários em inglês utilizando o template disponível na mesma pagina web.

Agradecemos uma vez mais a sua participação e apoio em ajudar a melhorar os produtos da IPBES através da revisão externa.

Nova call para experts aberta até 6 de Fevereiro 2019

Em nome do projecto EKLIPSE, pede-se atenção ao novo pedido de experts para “How could the scientific community support the negociators from the EU and its Member States to comment on the IPBES Global assessment Summary for Policy-Makers (SPM)?”

O EKLIPSE convida experts a juntarem-se a um grupo de trabalho para apoiar as negociações da UE e estados membros fornecendo comentários relevantes para o IPBES Global Assessment Summary for Policy-Makers (SPM).

 A call pode ser consultada aqui

A deadline para candidatura termina a 6 de Fevereiro de 2019.

Quaisquer questões ou comentários adicionais poderão ser remetidos ao secretariado do EKLIPSE através de secretariat@eklipse-mechanism.eu

Novo ponto focal IPBES Portugal e três calls abertas

Caros colegas

O IPBES Portugal tem um novo ponto focal: a Dra. Ana Margarida Santos a trabalhar na FCT. Assim a partir de agora e para todos as novas nomeações devem enviar para o contacto:

(anamargarida.santos@fct.pt), em lugar de à Dra. Isabel Sousa Pinto.

Informamos ainda que existem neste momento 3 calls abertas:

Call para nomeação de especialistas, para a avaliação de espécies invasoras.

Assim, de acordo com os procedimentos acordados para preparação de deliverables da IPBES, o painel multidisciplinar de especialistas gostaria de convidar formalmente os governos e stakeholder a nomear especialistas para a avaliação de espécies invasoras. Poderão verificar os requisitos pretendidos no anuncio da call. Os requerimentos deverão ser entregues até ao dia 11 de janeiro de 2019 e os nomeadores deverão aprovar os pedidos até dia 1 de fevereiro de 2019.

Call para nomeação de jovens investigadores para o desenvolvimento de cenários ambientais e seus contributos para a sociedade.

A IPBES convida governos e instituições e organização relevantes a nomear jovens investigadores, no contexto do IPBES fellowship program (link), para apoiar um grupo de especialistas da IPBES dedicado a cenários e modelos de biodiversidade e serviços de ecossistemas. Os interessados (em ser nomeados) deverão preencher o formulário de candidatura até 15 de janeiro de 2019. O ponto focal deverá submeter as nomeações de Portugal ao secretariado da IPBES até dia 22 de janeiro de 2019

Call para a nomeação de especialistas em inicio de carreira para a avaliação de espécies invasoras

A IPBES convida governos, instituições e organizações relevantes a nomear jovens investigadores no contexto do IPBES fellowship program para avaliação de espécies invasoras. Os interessados (em ser nomeados) deverão preencher o formulário de candidatura até 15 de fevereiro de 2019. O ponto focal deverá submeter as nomeações de Portugal ao secretariado da IPBES até dia 1 de março 2019.

Oportunidades de participação na IPBES

Caros investigadores e outros especialistas interessados:

Entramos novamente num período em que há várias oportunidades de contribuir para os diversos processos em curso na IPBES.

  1. É com prazer que anunciamos o inicio da revisão externa ao primeiro draft da summary for policymakers (SPM) e ao segundo draft dos capítulos do IPBES global assessment of biodiversity and ecosystem services. que já estão disponíveis para revisão.

O prazo limite para submissão dos comentários será o dia 29 Junho, para os capítulos, e dia 9 de Julho para o SPM.

O upload dos drafts do capitulo 1 e SPM serão feitos no dia 14 de Maio.

O objetivo é conseguir a participação de um amplo leque de especialistas de vários backgrounds e disciplinas. A participação de um número alargado de peritos permitirá melhorar as avaliações da IPBES através de revisões externas.

  1. Na IPBES-6 em Medellín, Colômbia foi decidido iniciar em 2018 e 2019 as três avaliações que faltavam para concluir o primeiro programa de trabalhos da IPBES.

(Haverá mais tarde, ainda este ano, uma nomeação especifica para especialistas para a avaliação de espécies invasoras)

Estão neste momento, e até ao dia 1 de Junho, abertas nomeações de peritos relevantes para estas avaliações, pelos governos e stakeholders relevantes e também a apresentação de ofertas para hospedar uma unidade de suporte técnico para as avaliações (a e b) acima referidas.

Os candidatos a nomeação pelo governo português têm que assegurar que têm condições para fazer o trabalho proposto e para estar presente nas reuniões de autores (1 por ano). No lugar do “Nominator” devem por o nome Isabel Sousa Pinto e no e-mail: ispinto@fc.up.pt

As reuniões de autores previstas para o primeiro ano são:

Assessment on values: 10-14 September 2018

Assessment of sustainable use of wild species: 24-28 September 2018.

  1. No contexto do programa de bolsas da IPBES, e em paralelo com o concurso para nomeação de peritos em cima gostaríamos de convidar instituições e organizações relevantes a nomear jovens investigadores para as mesmas avaliações.
  1. Gostaríamos ainda de informar dos resultados das eleições realizadas na IPBES 6, na qual Isabel Sousa Pinto foi eleita para o MEP (Multidisciplinary Expert Panel), órgão da IPBES que supervisiona a faceta cientifica da IPBES, sendo por exemplo responsável pela seleção dos autores de cada deliverable.

Cumprimentos

Isabel Sousa Pinto