A IPBES anuncia que  irá fazer circular um esboço dos capítulos do “Global assessment report on biodiversity and ecosystem services” para revisão por parte de peritos, durante o período de 15 de Junho a 15 de Agosto de 2017.

Esta avaliação será a primeira apreciação global do estado da biodiversidade do planeta desde a publicação do Millennium Ecosystem Assessment (2005). Fornecerá aos decision-makers o conhecimento mais atual sobre o estado da biodiversidade do planeta, ecossistemas e benefícios que estes providenciam ás pessoas, assim como as opções para protecção e utilização mais sustentável destes bens naturais. Ainda, o global assessment irá fornecer informação vital para os Aichi Biodiversity Targets e aos Sustainable Development Goals (SDGs).

Uma das fases mais importantes de qualquer assessment report é o período durante o qual este está acessível a revisão externa por parte de peritos interessados, incluindo, entre outros, cientistas, decisores políticos e de empresas, profissionais e os detentores de conhecimento nativo ou local.

A participação mais ampla e diversa possível por parte de peritos nesta primeira revisão externa é essencial para fortalecer a credibilidade, legitimidade, e relevância política do global assessment. Gostaríamos portanto de pedir a vossa ajuda para alertar todos os peritos relevantes  para esta importante oportunidade para se envolver com o trabalho da IPBES, e para considerarem  inscreverem-se como revisores, mesmo para partes muito específicas desta primeira versão, para as quais tenham mais conhecimento

Passos específicos a seguir para se tornar um revisor  externo serão dados numa fase posterior. Estes irão envolver o registo de utilizadores no site da IPBES e uma candidatura para se tornar um revisor externo para determinados capítulos do global assessment. Terão assim acesso confidencial a rascunhos dos capítulos, e poderão submeter comentários em inglês por meio dum template.

A presente notícia serve para alertar a comunidade em geral para esta próxima oportunidade. A IPBES agradece  desde já a sua ajuda a divulgá-la, uma vez que um maior número de comentários resultará num global assessment de maior qualidade