Na conferência Rio+20, os estados membros das nações unidas decidiram fortalecer o interface ciência-diplomacia e trabalhar no sentido de apoiar os decisores políticos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Este compromisso está em linha com o trabalho do IPBES em biodiversidade e serviços de ecossistemas – sendo no entanto mais amplo, razão pela qual os estados membros mandataram a publicação regular do Global Sustainable Development Report (GSDR).

Após adoção das SDGs (Sustainable Development Goals) em Setembro de 2015, o GSDR passou a ser publicado quadrienalmente – assim a próxima edição será publicada em 2019, de modo a informar também o High Level Political Forum for Sustainable Development (HLPF). Pela primeira vez, este relatório está a ser elaborado por um grupo independente de cientistas, apoiados por uma task team de seis sistemas de agências das nações unidas. Como parte desta divulgação, o grupo independente de cientistas pede o input do grupo mais amplo possível de cientistas e comunidades não cientificas – um poderoso eco do conceito e abordagem da IPBES.

Assim, pede-se a todos os membros da comunidade IPBES para considerar a participação. Poderá aceder ao convite em https://goo.gl/BHdL3b

Por favor tome ainda a liberdade de partilhar esta mensagem com colegas e rede de contactos