Caros investigadores e outros especialistas interessados:

Entramos novamente num período em que há várias oportunidades de contribuir para os diversos processos em curso na IPBES.

  1. É com prazer que anunciamos o inicio da revisão externa ao primeiro draft da summary for policymakers (SPM) e ao segundo draft dos capítulos do IPBES global assessment of biodiversity and ecosystem services. que já estão disponíveis para revisão.

O prazo limite para submissão dos comentários será o dia 29 Junho, para os capítulos, e dia 9 de Julho para o SPM.

O upload dos drafts do capitulo 1 e SPM serão feitos no dia 14 de Maio.

O objetivo é conseguir a participação de um amplo leque de especialistas de vários backgrounds e disciplinas. A participação de um número alargado de peritos permitirá melhorar as avaliações da IPBES através de revisões externas.

  1. Na IPBES-6 em Medellín, Colômbia foi decidido iniciar em 2018 e 2019 as três avaliações que faltavam para concluir o primeiro programa de trabalhos da IPBES.

(Haverá mais tarde, ainda este ano, uma nomeação especifica para especialistas para a avaliação de espécies invasoras)

Estão neste momento, e até ao dia 1 de Junho, abertas nomeações de peritos relevantes para estas avaliações, pelos governos e stakeholders relevantes e também a apresentação de ofertas para hospedar uma unidade de suporte técnico para as avaliações (a e b) acima referidas.

Os candidatos a nomeação pelo governo português têm que assegurar que têm condições para fazer o trabalho proposto e para estar presente nas reuniões de autores (1 por ano). No lugar do “Nominator” devem por o nome Isabel Sousa Pinto e no e-mail: ispinto@fc.up.pt

As reuniões de autores previstas para o primeiro ano são:

Assessment on values: 10-14 September 2018

Assessment of sustainable use of wild species: 24-28 September 2018.

  1. No contexto do programa de bolsas da IPBES, e em paralelo com o concurso para nomeação de peritos em cima gostaríamos de convidar instituições e organizações relevantes a nomear jovens investigadores para as mesmas avaliações.
  1. Gostaríamos ainda de informar dos resultados das eleições realizadas na IPBES 6, na qual Isabel Sousa Pinto foi eleita para o MEP (Multidisciplinary Expert Panel), órgão da IPBES que supervisiona a faceta cientifica da IPBES, sendo por exemplo responsável pela seleção dos autores de cada deliverable.

Cumprimentos

Isabel Sousa Pinto