IPBES


 

A biodiversidade terrestre, marinha, costeira e de águas interiores é a base dos ecossistemas e dos serviços que estes providenciam para melhorar o bem-estar humano.

No entanto, a biodiversidade e os serviços de ecossistemas estão em declínio a uma taxa cada vez mais preocupante, e para fazer frente a este desafio será necessário adotar e implementar políticas a nível local, nacional e internacional.

 

É indispensável informação científica, credível e independente, que considere as relações complexas entre biodiversidade, serviços de ecossistemas e o Homem.  São ainda necessários métodos eficazes que permitam interpretar adequadamente o conhecimento científico para a tomada de decisão informada. A comunidade científica terá de entender as necessidades reais dos decisores para providenciar informação relevante. Assim, o diálogo entre comunidade científica, governos e outras partes interessadas em biodiversidade e serviços de ecossistemas deve ser reforçado e incentivado.

Para esta finalidade, a comunidade internacional criou uma plataforma intergovernamental – ‘Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services’ (IPBES), estabelecida em Abril de 2012 e aberta a todos os membros das Nações Unidas. Os membros participantes comprometeram-se a desenvolver a plataforma IPBES para que esta seja líder na avaliação do estado actual da biodiversidade no planeta, os seus ecossistemas e os serviços essenciais que estes prestam à sociedade.

 O IPBES é um mecanismo, reconhecido pelas comunidades científicas e políticas, para sintetizar, rever e avaliar informação relevante e conhecimento gerado a nível mundial por governos, investigação académica e institucional, organizações, ONGs e comunidades indígenas. O processo envolve um grupo credível de experts encarregues de liderar avaliações e análises deste conhecimento de uma forma transparente. O IPBES tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do uso da ciência na tomada de decisão a todos os níveis. Neste âmbito, serão ponderados Acordos Ambientais Multilaterais, relacionados com biodiversidade e serviços de ecossistemas, e serão desenvolvidos e explorados processos já existentes, garantindo a sinergia e complementaridade dos trabalhos desenvolvidos pelas várias partes.

O IPBES conta atualmente com 123 membros (http://www.ipbes.net/about-ipbes/members-of-the-platform.html).

Para mais informações, por favor consulte http://www.ipbes.net/.

 

PLATAFORMA PORTUGUESA DA IPBES


A Platafoma Portuguesa da IPBES é o foco nacional da IPBES e tem como principal objetivo reunir e involver todas as partes interessadas em biodiversidade, ecossistemas e seus serviços, em Portugal, desde a comunidade científica a decisores políticos e toda a sociedade em geral, criando uma rede nacional de interessados que poderão contribuir para o programa de trabalhos definido pela IPBES.

Esta plataforma divulga as atualizações e disponibiliza vários documentos e ligações relacionadas com o trabalho da IPBES a nível internacional, facilitando a interação entre a comunidade portuguesa IPBES, promovendo a transparência e abertura dos processos e permitindo o contributo de toda a comunidade. Esta plataforma será depois ligada a uma rede Pan-Europeia de plataformas que está a ser criada.

Faça parte da Plataforma IPBES-pt e REGISTE-SE para receber newsletters e integrar a REDE IPBES-PT.