Decorreu entre os dias 17 e 22 de Agosto, na sede da Unesco em Paris, a reunião de peritos para fazer o ”Scoping for the Regional and Sub-regional Assessments” da IPBES”.
No primeiro dia (Domingo) fez-se um ponto de situação do estado de avanço dos vários deliverables e da sua relação com o presente avaliação. Seis relatórios foram apresentados e discutidos, primeiro em plenario e depois em 3 grupos e inputs dados para os relators dos diferentes relatórios
Depois a primeira grande tarefa foi a de dividir o “mundo” em regiões e sub-regioões. Foram apresentadas 2 opções: regiões como as da UN (e IPBES) ou regiões organizadas segundo outros critérios: biogeográficos, geográficos etc. Foi decidido que seriam avaliadas 4 regiões: Africa, Americas, Ásia e Pacífico e Europa e Ásia Central.
Foi também aprovado um pedido meu para consideração de uma outra região: mar aberto, para avaliar toda a parte do oceano que não será coberta pelas avaliações regionais.
Durante o resto da semana preparou-se os documentos para o enquadramento da Avaliação Regional e sub-regional e o documento a enquadrar a avaliação de uma região chamada “Open Ocean” foi por mim apresentado no plenário no último dia e aprovado pelo Secretariado, Bureau e MEP do IPBES, assim como pelo grupo de peritos.
Os documentos estão neste momento a ser ultimados para ser enviados para comentários aos países e stakeholders e eu enviarei a esta lista para poderem dar o vosso input.
Creio que este é um exemplo de uma marca positiva dada por uma participante portuguesa num grupo de trabalho. Peço às colegas que participam nos outros grupos que também partilhem a sua experiência com este grupo
Cumprimentos
Isabel Sousa Pinto
[Publicado a 10 de Setembro, 2014]
0 comentários